Você já ouviu falar de erosão dentária?
O esmalte é a camada externa dos dentes. A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos. A erosão dentária pode ser intrínseca, quando é causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia); ou extrínseca, ocorre quando os ácidos relacionados com a alimentação (por exemplo, consumo de açúcar, refrigerantes, vinhos,
sucos de fruta) contribuem para tornar a boca muito ácida.
A saliva normalmente é capaz de neutralizar os ácidos dos alimentos e bebidas. O problema ocorre quando consumo de alimentos demasiadamente ácidos é exagerado e com pequeno intervalo entre uma ingestão e outra, o que não permite que a saliva tenha tempo de reequilibrar o meio bucal.
Alguns sinais podem acontecer como: perda de esmalte tornando as pontas dos dentes transparentes; sensibilidade dentinária por conta da exposição da dentina (camada que fica abaixo do esmalte e é sensível); alteração de cor por exposição da dentina (que é mais amarela que o esmalte).
A erosão dentária afeta pessoas em todas as faixas etárias. E quando isso acontece, os alimentos e bebidas ácidas devem ser reduzidos ou eliminados. Pode-se usar um creme dental dessensibilizante com baixa abrasividade nos casos que apresentam sensibilidade dentinária.
Nossa equipe está preparada para diagnosticar e tratar esses casos. Caso acredite ter erosão dentária entre em contato conosco para uma avaliação.